amor

amor
love

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Meu Planejamento para 2014 para o 2° ano do ensino Fundamental.

Planejamento Anual 2º ano do Ensino Fundamental ( Português e Matemática) Objetivo geral: • Desenvolver a capacidade de uso da linguagem oral e escrita em situações múltiplas ampliando a compreensão, a interpretação e a analise dos diversos textos existentes na sociedade, respeitando as variedades linguísticas e tendo a leitura como fonte de informação e ampliação de seu conhecimento. • Desenvolver a capacidade critica e as habilidades de produção espontânea, procurando avançar em suas hipóteses sobre leitura e escrita. Utilizando situações da realidade social e do cotidiano imediato de forma que compreendem tanto a língua oral quanto escrita, entendendo-as como a representação do processo, com diferentes e usos culturais. • Compreender os fatos que as rodeiam, de forma a contemplar as necessidades sociais, psicológicas e afetivas do cidadão, como um ser capaz de reivindicarem direitos e deveres, perante a sociedade em que vive. • Saber relatar, analisar, comparar, pesquisar dados relevantes contidos nos referenciais do programa escolar, que atendam os requisitos básicos na educação como um todo. PORTUGUÊS CONTEÚDOS • Expressão oral e não verbal. • Função social da escrita. • Nome da criança. • Alfabeto fonético, móvel, ilustrado, concreto. • Construção de palavras. • Direção da escrita, espaçamento entre palavras. • Som final e inicial das palavras estudadas. • Número de letras e silabas das palavras. • Uso da letra maiúscula em inicio de frases, parágrafos e nomes próprios. • Pontuação – ponto final e vírgula. • Leitura de palavras, frases e pequenos textos. • Silabas simples e palavras chaves • Letras do alfabeto • Letras do seu nome completo • Produção de textos coletivo e individual • Expressão oral e corporal • Leitura oral, silenciosa, individual e coletiva. • Analise da linguagem: reescrita e revisão de textos • Gramática contextualizada • Coordenação motora (no traçado da letra cursiva) OBJETIVOS • Perceber a importância da escrita e sua função na sociedade • Conhecer o alfabeto em suas diversas formas • Aprender a direção correta da escrita e o espaçamento entre as palavras • Desenvolver a capacidade de escrever, ler, compreender e pensar de modo consciente a sua realidade. • Expressar-se oralmente e por escrito • Identificar o alfabeto de “A” a “Z” • Reconhecer o som inicial e final das palavras. • Reconhecer nas palavras os seus símbolos e o numero de silabas que a compõe • Usar corretamente a letra maiúscula • Identificar e empregar a pontuação em frases e em pequenos textos. • Produzir pequenos textos - coletivo e individual • Elaborar frases a seu nível de experiência • Ler, copiar e interpretar pequenos textos envolvendo as palavras estudadas. • Realizar diversas formas de leitura, quadro, cartazes, livros, fichas... • Expressar - se oralmente com clareza • Compreender para que servem à escrita e a leitura • Construir e reconstruir palavras e frases - números de letras e silabas • Ler e interpretar textos de forma individual e coletiva, oralmente e silenciosamente. • Revisar e reelaborar a própria escrita e de diferentes autores de diferentes gêneros refletindo sobre o sistema de escrita e ampliando seus conhecimentos e habilidades sobre a escrita. ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES • Leitura de historias, bilhetes, musicas, contos, poesias, historias em quadrinhos, etc. • Mural de rótulos • Montagem do alfabeto concreto e ilustrado • Trabalhar com o alfabeto móvel • Recortes de jornais e revistas • Conhecer as famílias silábicas menos complexas • Pintar os espaços entre as palavras dentro do texto. • Cartazes • Fichas de leitura • Textos coletivos e individuais • Alfabeto móvel, ilustrado e concreto. • Recorte de jornais e revistas • Nomeação dos objetos da sala • Entrega de crachás com nome completo • Construção de novas palavras • Escrever palavras e frases • Folhas mimeografadas, impressas e carimbos. • Diálogo com alunos: contagem de fatos história de cada um, opinião de cada um. MATEMÁTICA CONTEÚDOS • História dos números • Classificação, seriação e conservação. • Número e numeral de 0 a 9 • Antecessor e sucessor • Unidade e noção de dezena • Número e numeral de 0 até 30 • Crescente e decrescente • Adição, subtração, problemas com unidades. • NUMERO E NUMERAl • Dezena (decomposição) • Problemas envolvendo adição e subtração • Operações - Adição e subtração sem reserva e sem recurso • Números ordinais • Dúzia e meia dúzia • Numero de 0 até... (onde conseguirem chegar.) • Dezena e unidade • Formas geométricas • Calendário • Sistema monetário brasileiro • Situações problemas • Operações de adição e subtração • Ordem crescente e decrescente • Números pares e ímpares • Sistemas de medidas: hora, litro, quilo, metro. • Adição e subtração simples. • Multiplicação e divisão • Dobro e triplo • Problemas OBJETIVOS • Identificar a função dos números que aparecem no dia-a-dia • Conhecer e representar os numerais de 0 a 9 • Reconhecer situações envolvendo adição, subtração (problemas orais). • Identificar antecessor e sucessor • Representar unidade e reconhecer dezenas • Identificar ordem crescente e decrescente • Identificar o numero e numeral de 0 a 30 • Construir o conceito de dezena • Construir o conceito de dezena e unidade • Resolver situações problemas – sabendo validar estratégias de qualificação como contagem, o paramento, a estimativa e a correspondência. • Saber adição simples • Reconhecer o símbolo da adição (+) • Relacionar subtração a ideias de separar, tirar, diminuir, perder. • Reconhecer o símbolo da subtração (-) • Resolver operações de adição e subtração simples. • Identificar numerais ordinais do 1º ao 10º • Reconhecer dúzia e meia dúzia. • Construir o conceito de número e numeral • Identificar numero e numeral de 0 ate... • Construir conceito de unidade e dezena • Reconhecer ordem crescente e decrescente de números • Resolver adição e subtração com unidade e dezena (simples) • Reconhecer na adição a função de juntar e na subtração de separar os elementos • Identificar números pares e números ímpar • Reconhecer e utilizar corretamente os símbolos +, -, =, <, >. • Resolver situações problemas envolvendo as quatro operações • Identificar a divisão como forma de separar um conjunto em subconjuntos • Deduzir que o tempo pode ser medido através de instrumentos específicos • Identificar os sistemas de medida como o litro, metro, quilo. • Explorar cálculo mental • Resolver operações envolvendo dobro e triplo • Reconhecer o real como moeda. • Observar formas geométricas presentes na natureza ou criadas pelo homem e representá-las. • Construir e representar formas geométricas • Ler e interpretar problemas; ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES • Completar • Representar numeral à quantidade • Ditado de números • Trabalhar números vizinhos • Ordem crescente e decrescente • Colagem • Contagem com sucatas, alunos, lápis, material dourado, etc. • Emprego do Material concreto para identificar numera e numeral • Leitura da escrita de números de 0 ate 30. • Formar grupos de 10 em 10 • Desenvolver conjuntos de dezenas. • Resolver situações - problemas de sua realidade • Exercícios escritos • Juntar e contar • Uso do material concreto • Separar unidades e dezenas • Folha mimeografada, impressas, livro didático. • Leitura e escrita de números até... • Emprego de material concreto para construir o conceito de número e numeral até... • Formar grupos de 10 em 10 • Conjuntos com dezenas • Atividades de juntar e separar, no concreto – material dourado, palito, fichas, etc. • Exercício de adição e subtração em folhas xerocadas, livro, quadro e no concreto. • Cartazes • Exercícios no caderno, livro, quadros e folhas. • Problemas envolvendo as quatro operações. • Pesar e medir objetos e ate mesmo os alunos. • Uso de material concreto como relógio, balança, o metro, litro. AVALIAÇÃO • A avaliação se da de forma continua, verificando os resultados do processo de ensino-aprendizagem dos alunos. • Realizar os registros dos processos dos alunos no caderno de campo acompanhado de testes de conhecimento para os pais através de fichas avaliativas, enfocando os progressos observados durante o bimestre. Através do conhecimento diagnosticando os níveis, observando diariamente as atividades de sala, participação, interação e organização. • Realizar testes avaliativos mensalmente de forma contextualizada. Espera-se que o aluno consiga até o final do ano letivo chegar ao objetivo que desejamos.

Nenhum comentário: