amor
quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014
Meu Planejamento para 2014 para o 2° ano do ensino Fundamental.
Planejamento Anual 2º ano do Ensino Fundamental ( Português e Matemática)
Objetivo geral:
• Desenvolver a capacidade de uso da linguagem oral e escrita em situações múltiplas ampliando a compreensão, a interpretação e a analise dos diversos textos existentes na sociedade, respeitando as variedades linguísticas e tendo a leitura como fonte de informação e ampliação de seu conhecimento.
• Desenvolver a capacidade critica e as habilidades de produção espontânea, procurando avançar em suas hipóteses sobre leitura e escrita. Utilizando situações da realidade social e do cotidiano imediato de forma que compreendem tanto a língua oral quanto escrita, entendendo-as como a representação do processo, com diferentes e usos culturais.
• Compreender os fatos que as rodeiam, de forma a contemplar as necessidades sociais, psicológicas e afetivas do cidadão, como um ser capaz de reivindicarem direitos e deveres, perante a sociedade em que vive.
• Saber relatar, analisar, comparar, pesquisar dados relevantes contidos nos referenciais do programa escolar, que atendam os requisitos básicos na educação como um todo.
PORTUGUÊS
CONTEÚDOS
• Expressão oral e não verbal.
• Função social da escrita.
• Nome da criança.
• Alfabeto fonético, móvel, ilustrado, concreto.
• Construção de palavras.
• Direção da escrita, espaçamento entre palavras.
• Som final e inicial das palavras estudadas.
• Número de letras e silabas das palavras.
• Uso da letra maiúscula em inicio de frases, parágrafos e nomes próprios.
• Pontuação – ponto final e vírgula.
• Leitura de palavras, frases e pequenos textos.
• Silabas simples e palavras chaves
• Letras do alfabeto
• Letras do seu nome completo
• Produção de textos coletivo e individual
• Expressão oral e corporal
• Leitura oral, silenciosa, individual e coletiva.
• Analise da linguagem: reescrita e revisão de textos
• Gramática contextualizada
• Coordenação motora (no traçado da letra cursiva)
OBJETIVOS
• Perceber a importância da escrita e sua função na sociedade
• Conhecer o alfabeto em suas diversas formas
• Aprender a direção correta da escrita e o espaçamento entre as palavras
• Desenvolver a capacidade de escrever, ler, compreender e pensar de modo consciente a sua realidade.
• Expressar-se oralmente e por escrito
• Identificar o alfabeto de “A” a “Z”
• Reconhecer o som inicial e final das palavras.
• Reconhecer nas palavras os seus símbolos e o numero de silabas que a compõe
• Usar corretamente a letra maiúscula
• Identificar e empregar a pontuação em frases e em pequenos textos.
• Produzir pequenos textos - coletivo e individual
• Elaborar frases a seu nível de experiência
• Ler, copiar e interpretar pequenos textos envolvendo as palavras estudadas.
• Realizar diversas formas de leitura, quadro, cartazes, livros, fichas...
• Expressar - se oralmente com clareza
• Compreender para que servem à escrita e a leitura
• Construir e reconstruir palavras e frases - números de letras e silabas
• Ler e interpretar textos de forma individual e coletiva, oralmente e silenciosamente.
• Revisar e reelaborar a própria escrita e de diferentes autores de diferentes gêneros refletindo sobre o sistema de escrita e ampliando seus conhecimentos e habilidades sobre a escrita.
ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
• Leitura de historias, bilhetes, musicas, contos, poesias, historias em quadrinhos, etc.
• Mural de rótulos
• Montagem do alfabeto concreto e ilustrado
• Trabalhar com o alfabeto móvel
• Recortes de jornais e revistas
• Conhecer as famílias silábicas menos complexas
• Pintar os espaços entre as palavras dentro do texto.
• Cartazes
• Fichas de leitura
• Textos coletivos e individuais
• Alfabeto móvel, ilustrado e concreto.
• Recorte de jornais e revistas
• Nomeação dos objetos da sala
• Entrega de crachás com nome completo
• Construção de novas palavras
• Escrever palavras e frases
• Folhas mimeografadas, impressas e carimbos.
• Diálogo com alunos: contagem de fatos história de cada um, opinião de cada um.
MATEMÁTICA
CONTEÚDOS
• História dos números
• Classificação, seriação e conservação.
• Número e numeral de 0 a 9
• Antecessor e sucessor
• Unidade e noção de dezena
• Número e numeral de 0 até 30
• Crescente e decrescente
• Adição, subtração, problemas com unidades.
• NUMERO E NUMERAl
• Dezena (decomposição)
• Problemas envolvendo adição e subtração
• Operações - Adição e subtração sem reserva e sem recurso
• Números ordinais
• Dúzia e meia dúzia
• Numero de 0 até... (onde conseguirem chegar.)
• Dezena e unidade
• Formas geométricas
• Calendário
• Sistema monetário brasileiro
• Situações problemas
• Operações de adição e subtração
• Ordem crescente e decrescente
• Números pares e ímpares
• Sistemas de medidas: hora, litro, quilo, metro.
• Adição e subtração simples.
• Multiplicação e divisão
• Dobro e triplo
• Problemas
OBJETIVOS
• Identificar a função dos números que aparecem no dia-a-dia
• Conhecer e representar os numerais de 0 a 9
• Reconhecer situações envolvendo adição, subtração (problemas orais).
• Identificar antecessor e sucessor
• Representar unidade e reconhecer dezenas
• Identificar ordem crescente e decrescente
• Identificar o numero e numeral de 0 a 30
• Construir o conceito de dezena
• Construir o conceito de dezena e unidade
• Resolver situações problemas – sabendo validar estratégias de qualificação como contagem, o paramento, a estimativa e a correspondência.
• Saber adição simples
• Reconhecer o símbolo da adição (+)
• Relacionar subtração a ideias de separar, tirar, diminuir, perder.
• Reconhecer o símbolo da subtração (-)
• Resolver operações de adição e subtração simples.
• Identificar numerais ordinais do 1º ao 10º
• Reconhecer dúzia e meia dúzia.
• Construir o conceito de número e numeral
• Identificar numero e numeral de 0 ate...
• Construir conceito de unidade e dezena
• Reconhecer ordem crescente e decrescente de números
• Resolver adição e subtração com unidade e dezena (simples)
• Reconhecer na adição a função de juntar e na subtração de separar os elementos
• Identificar números pares e números ímpar
• Reconhecer e utilizar corretamente os símbolos +, -, =, <, >.
• Resolver situações problemas envolvendo as quatro operações
• Identificar a divisão como forma de separar um conjunto em subconjuntos
• Deduzir que o tempo pode ser medido através de instrumentos específicos
• Identificar os sistemas de medida como o litro, metro, quilo.
• Explorar cálculo mental
• Resolver operações envolvendo dobro e triplo
• Reconhecer o real como moeda.
• Observar formas geométricas presentes na natureza ou criadas pelo homem e representá-las.
• Construir e representar formas geométricas
• Ler e interpretar problemas;
ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
• Completar
• Representar numeral à quantidade
• Ditado de números
• Trabalhar números vizinhos
• Ordem crescente e decrescente
• Colagem
• Contagem com sucatas, alunos, lápis, material dourado, etc.
• Emprego do Material concreto para identificar numera e numeral
• Leitura da escrita de números de 0 ate 30.
• Formar grupos de 10 em 10
• Desenvolver conjuntos de dezenas.
• Resolver situações - problemas de sua realidade
• Exercícios escritos
• Juntar e contar
• Uso do material concreto
• Separar unidades e dezenas
• Folha mimeografada, impressas, livro didático.
• Leitura e escrita de números até...
• Emprego de material concreto para construir o conceito de número e numeral até...
• Formar grupos de 10 em 10
• Conjuntos com dezenas
• Atividades de juntar e separar, no concreto – material dourado, palito, fichas, etc.
• Exercício de adição e subtração em folhas xerocadas, livro, quadro e no concreto.
• Cartazes
• Exercícios no caderno, livro, quadros e folhas.
• Problemas envolvendo as quatro operações.
• Pesar e medir objetos e ate mesmo os alunos.
• Uso de material concreto como relógio, balança, o metro, litro.
AVALIAÇÃO
• A avaliação se da de forma continua, verificando os resultados do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
• Realizar os registros dos processos dos alunos no caderno de campo acompanhado de testes de conhecimento para os pais através de fichas avaliativas, enfocando os progressos observados durante o bimestre. Através do conhecimento diagnosticando os níveis, observando diariamente as atividades de sala, participação, interação e organização.
• Realizar testes avaliativos mensalmente de forma contextualizada. Espera-se que o aluno consiga até o final do ano letivo chegar ao objetivo que desejamos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário