amor

amor
love

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Passo Fundo

Passo Fundo é um município brasileiro da região sul, localizado no interior do estado do Rio Grande do Sul. É a maior cidade do norte do estado, sendo considerada cidade média. Possui um PIB de 3.065.273 mil reais (2007) e uma renda per capita de 16.723 reais (2007). Possui um grande número de edifícios, sendo uma das cidades mais densas do estado e com estimativa de população pelo IBGE no ano de 2009 de 187.507. Conhecida nacionalmente como "Capital do Planalto Médio" e "Capital Nacional da Literatura".
História
O município Passo Fundo, emancipado em 28 de janeiro de 1857, teve sua formação a partir de 1827, como resultado da ocupação do Planalto Médio e Alto Uruguai, e seu território original hoje abriga 107 municípios do Rio Grande do Sul. Leva esse nome em função de um rio de mesmo nome utilizado pelos tropeiros desde o século XVIII.

Fundação
Em 1827 foi fundada pelo cabo Manuel José das Neves a Fazenda Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas terras que recebeu da Comandância Militar de São Borja. Essa fazenda foi a retomada da povoação da região onde hoje fica o município de Passo Fundo. Sua sede ficava onde hoje está a Praça Tamandaré. Em um terreno de nove metros quadrados doados à Igreja, foi erguida em 1835 a Capela de Nossa Senhora da Conceição, próximo a onde hoje fica localizada a Catedral de Passo Fundo.

Em 1830, o capitão Joaquim Fagundes dos Reis foi designado pela Comandância Militar de São Borja para exercer a função de comissário na nascente povoação, sendo assim considerado a primeira autoridade da cidade

Nenhum comentário: