amor

amor
love

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

1 AFASIA

Distúrbio de origem central que se manifesta por dificuldades na compreensão ou na expressão oral e escrita, ou em ambas, e se divide em:

Afasia Verbal - é a dificuldade para se expressar em palavras

Afasia nominal - dificuldade para nomear alguma coisa, usa uma frase descritiva em lugar do nome do qual não consegue se lembrar.

Afasia sintática - emite frases curtas ou com erros, faltando artigos, conjunções e preposições.

Afasia semântica – não compreende o que ouve, usa frases curtas, mas há erro na pronúncia e na construção das frases (área de Wernick)

2 DISARTRIA

Dificuldade em pronunciar as consoantes labiais (m, b, p) e linguais (t, d, l). A fala é monotona, ou analasada, ou irregular, com seu ritmo e entonação perturbados.

3 DISGRAFIA

As dificuldades aparecem na execução dos movimentos necessários à escrita. As letras são mal traçadas, e seu tamanho pode ser desigual na mesma palavra.

4 DISLEXIA

Caracteriza-se por dificuldade em aprender a ler, acompanhada de erros gramaticais na escrita.

5 DISLALIA

A criança apresenta um padrão articulatório desviado do padrão articulatório adultode uma determinada língua, sem que existam defeitos nos orgãos da articulação e sem que haja lesão cerebral.

6 DISFONIA

Distúrbio na produção da voz (fonação); manifesta-se por meio de guinchos, rouquidão, entre outros. As causas podem ser emocionais, infecção ou nódulo na laringe.

7 DISFEMIA

A gagueira é sinônimo de disfemia. Distúrbios de base psicológica causam está perturbação na fluência da linguagem falada.

Para que haja fluência,os músculos da respiração e articulação têm que trabalhar de forma harmônica, garantindo um início suave de pronúncia e uma sincronia da respiração.

O gago tem dificuldade para manter essa harmonia.

Para superar a gagueira, criar em torno da criança um clima psicológico agradavel, de aceitação e confiança, evitando mencionar o problema,especialmente na primeira infância. Além disso, é possivel alcançar resultados positivos com técnicas de respiração, de articulação lenta de frases, de controle do ritmo da fala, atravéz de repetição de palavras e frases.

8 DISGLOSSIA

Distúrbios da articulação, deccorrentes de anomalia na lingua, no palato, na arcada dentária ou nos lábios.

Nenhum comentário: