amor

amor
love

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

BATALHA DO PULADOR

Maragato foi o nome dado aos sulistas que iniciaram a Revolução Federalista no Rio Grande do Sul em 1893, em protesto a política exercida pelo governo federal representada na província por Julio de Castilhos . Os maragatos eram identificados pelo uso de um lenço vermelho no pescoçoO termo tinha uma conotação pejorativa atribuída pelos legalistas aos revoltosos
os republicanos , então chamados Pica-paus, os apelidaram de Maragatos, buscando caracterizar uma identidade "estrangeira" aos federalistas.
Com o tempo, o termo perdeu a conotação pejorativa e assumiu significado positivo, aceito e defendido pelos federalistas e seus sucessores políticos.
Seus antagonistas que detinham o governo, eram chamados no Rio Grande do Sul, de Chimangos, comparando-os à ave de rapina. O lenço vermelho identificava o Maragato. O lenço branco identificava o Pica-Pau e o Chimango.
O movimento originou, no Rio Grande do Sul, o Partido Libertador, de grande influência regional.
Os pica-paus estavam no poder com Júlio de Castilhos e eram centralizadores com forte vínculo com o governo federal. Por razões políticas eclodiu a Revolução Federalista em 1893, em que a reação veio dos chamados maragatos ou federalistas, com visão descentralizadora., ou Batalha do Pulador, foi o combate mais importante e sangrento da Revolução Federalista (1893-1895), ocorrida no hoje distrito de Pulador, no Rio Grande do Sul, entre duas facções representadas pelos maragatos ou federalistas e os pica-paus ou republicanos.

Nenhum comentário: